Véus e mantilhas: como escolher o ideal para o seu vestido de noiva

Por: admin

O vestido de noiva é, com certeza, o ponto principal do look e, muitas vezes, de toda a cerimônia de casamento! Não à toa, todos param para admirar a noiva em sua beleza e deslumbre no seu grande dia.

Mas a combinação errada de véus e mantilhas pode causar sua desvalorização. Portanto, acompanhe essas dicas que preparamos exclusivamente para te ajudar a escolher esses acessórios e alcançar o visual perfeito no dia mais importante da sua vida!

Véus e mantilhas são acessórios diferentes

Eles são parecidos no conceito e possuem similaridade em sua finalidade, mas possuem também algumas características que os tornam diferentes. E, por causa delas, as noivas direcionam sua escolha para um, ou para outro. Saiba quais são:

Véus

O véu surgiu na Grécia Antiga, com o objetivo de esconder as mulheres, oferecer a elas proteção contra energias negativas. Por isso, é comum a sua utilização para cobrir o rosto da noiva. Entretanto, ele também possui um significado religioso, uma vez que a Bíblia o traz como representação da honra e dignidade de uma mulher.

Dentre diversas mudanças que ele sofreu ao longo do tempo, bem como as variações na sua utilização, ele passou de colorido (azul ou vermelho) para branco, e começou a ser acessório de destaque em cerimônias religiosas.

Véus e mantilhas são, ambos, ótimas opções para ressaltar os detalhes do vestido e aparência da noiva. Mas o véu possui algumas particularidades, que podem torná-lo preferência de algumas mulheres, a depender do seu estilo e de como, onde e quando acontecerá o casamento.

Isso porque eles são mais leves e utilizam de tecido mais fino em sua confecção, como o tule. Assim, eles oferecem um ar mais suave ao look, podendo ser mais romântico, ou mais discreto.

A noiva que opta pelo véu pode gostar mais de minimalismo no visual, porque é justamente essa a sua característica mais marcante. Nos véus, vemos poucos detalhes e a renda pode até aparecer, mas bem pouca e sem fazer o contorno do tecido.

Véus de noiva

Mantilhas

A mantilha surgiu na Espanha como uma tradição na qual mãe e filha utilizavam o mesmo acessório em seus casamentos, e ele passava sempre para a próxima geração. Por causa da sua história, ela é um acessório mais tradicional e que, inclusive, conta com características medievais.

Véus e mantilhas se diferenciam na textura do seu tecido. Isso porque, ao contrário do véu, as mantilhas são feitas de tecidos mais pesados e mais detalhados, sendo inteiramente bordadas em renda, ou fazendo o contorno completo do tecido.

Bordados são utilizados em abundância e não apenas em detalhes. Além disso, há uma perceptível combinação entre as rendas da mantilha e aquelas do vestido, porque sempre são iguais, quando o vestido não é liso.

Véus de noiva

Escolhendo entre os dois

Entendendo a história dos véus e mantilhas, assim como suas características, fica mais fácil optar por um dos dois. Aquelas mulheres que consideram importantes os significados e histórias por trás dos acessórios, podem avaliar qual deles mais as representa.

Já aquelas que não se importam e gostariam apenas de um acessório que combina bem com o vestido, podem desapegar e experimentar ambos.  

Não há certo ou errado: é preciso, apenas, avaliar a combinação dos acessórios com o vestido de noiva e garantir que você está passando a mensagem que gostaria.

Seja qual for a escolha, esses acessórios conferem charme, elegância e tornam o look arrematador. Depois de decidir entre eles, é hora de passar aos detalhes, como o tamanho, a cor e os bordados.

Como avaliar o tamanho do acessório

Há três tamanhos de véus e mantilhas possíveis: curto, médio ou longo. Continue acompanhando a leitura para saber como utilizar cada um deles!

Curto

Mantilhas e véus curtos costumam ser ótimos acessórios para noivas cujo vestido é mais moderno e descontraído. Além disso, diferente dos longos, que chamam mais atenção para o vestido, os curtos fazem a moldura da face e permitem que os olhares sejam voltados para o rosto da noiva. Por isso, eles são ideais para aquelas mulheres menos tímidas e que querem o foco em si mesmas.

As mantilhas também variam em tamanho, mas os véus podem ser encontrados em diversas opções. Apenas dos modelos curtos, é possível achar alguns tipos diferentes, como a voilette, o véu de noiva casquete e o véu ombro.

Véus de noiva

Médio

O tamanho médio para esses acessórios é o mais popular entre as noivas, porque eles conseguem manter o romantismo e a tradição, sem perder a leveza e descontração proporcionados pelo curto.

São, por isso, mais fáceis de combinar e agradar a diferentes estilos de noiva, uma vez que seus modelos podem fazer o gosto das mulheres mais arriscadas e também daquelas que querem um look mais convencional.

Desse tamanho, é possível encontrar os seguintes véus: véu de noiva pirata, o véu cotovelo e o véu ponta de dedo.

Longo

Véus e mantilhas longos tendem a levar dramaticidade ao look porque são marcantes no visual, sendo também mais extravagantes. São eles os que mais se vê em filmes e novelas e o motivo é justamente a atenção que chamam.

Noivas que o utilizarem terão os olhares voltados para ele e para o vestido, até que cheguem ao altar. De tamanho longo, existem o véu de noiva valsa, o véu de noiva capela e o véu de noiva catedral.

Cuidados que você deve ter ao escolher a cor do acessório

O mais comum é encontrar os acessórios da mesma cor do vestido, ainda que haja noivas que escolham utilizá-los coloridos. Entretanto, engana-se quem pensa que é fácil combinar a cor dos véus e mantilhas com a do vestido, especialmente quando este é branco.

Isso porque existem diferentes tons de branco. E misturá-los poderá fazer com que o mais fosco aparente estar amarelado. Por isso, é preciso ter atenção na escolha e combinação dos dois.

O ideal é, antes do grande dia, colocá-los um perto do outro em diferentes luzes, para ter certeza de que harmonizam. Já aquelas noivas que preferirem cores bem distintas entre véu e vestido não encontrarão essa dificuldade.

Como escolher os bordados e detalhes

Por fim, chegamos aos bordados! Eles existem em diversos tipos, mais, ou menos elaborados, podendo ser apenas um detalhe ou ocupar todo o tecido.

A escolha dos bordados deve condizer com o vestido da noiva: eles podem complementar vestidos mais simples com a mesma simplicidade, ou podem ser chamativos, porque isso não pesará o look. Já aquelas noivas mais modernas podem preferir menos detalhes no acessório, uma vez que bordados demais costumam criar um visual mais vintage.

Não há regras, mas é importante tentar combinar o bordado dos véus e mantilhas com os do vestido, caso ele os tenha, para um look mais bem-composto.

Nós da noivah sabemos o quanto esse dia é importante e por isso damos muitas dicas para planejar um casamento incrível! Não deixe de acompanhar nosso conteúdo!

You may also like

Faça um comentário