Mês das noivas: significado e origens da tradição mais famosa de maio

Por: admin

Se você está se preparando para casar, com certeza já ouviu falar que maio é o mês das noivas, não é mesmo?

E não é por acaso: existe uma longa tradição que associa este mês às celebrações de casamento, principalmente aqui no Brasil. As primeiras versões dessa tradição surgiram no hemisfério norte, e aos poucos foi sendo integrada em outras culturas com o passar do tempo, evoluindo e se transformando até chegar na que conhecemos hoje. 

Quer descobrir um pouco mais sobre toda a história do mês das noivas, e também várias dicas sobre como aproveitá-lo para deixar o seu casamento ainda mais lindo? Então vem com a noivah que vamos te contar tudo!

Como surgiu a tradição

A tradição de considerar maio como o mês das noivas tem diversas origens, em diversos lugares e tempo na história, que aos poucos, foram evoluindo, se transformando e se integrando até chegar na versão que conhecemos hoje — mas a grande maioria dessas origens tem o mesmo ponto de partida: a primavera.

Como você provavelmente já sabe, as estações do ano são invertidas entre os dois hemisférios — ou seja, quando o nosso hemisfério sul está no outono, o hemisfério norte já está celebrando a primavera, a época das flores e frutas, época em que o sol volta a brilhar e derrete o frio do inverno. 

E era exatamente por isso que esse mês era considerado um dos favoritos para a realização dos casamentos, principalmente durante a Idade Média. O aumento das temperaturas e o desabrochar das flores criava as condições perfeitas para diversas celebrações, incluindo as uniões matrimoniais.

Além disso, o catolicismo também teve uma grande influência nessa tradição, já que a Igreja Católica celebra o mês de maio em honra à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Por ser uma figura associada à feminilidade e à família, a associação com o casamento foi natural, e dura até hoje. 

No Brasil, não existe um consenso sobre quando a tradição do mês das noivas começou a ser estabelecida, mas a versão mais aceita é que ela teve seu início em meados da década de 1920. Na época, a elite brasileira passou a adotar o costume de realizar casamentos em maio, seguindo a moda europeia.

Aos poucos, os comerciantes do ramo perceberam o padrão e começaram a reforçar a tradição de que maio é o mês das noivas, que ao longo dos anos, acabou por se espalhar por todo o país.

Mês das noivas: significado e origens da tradição mais famosa do mês de maio

Mas além da tradição histórica, o mês de maio também tem uma certa vantagem climática no nosso país tropical: ele é um dos meses de transição entre o outono e o inverno, e por isso, tem dias mais secos e temperaturas mais agradáveis, já que o calor mais intenso do verão começa a se dissipar de vez. Isso faz com que as cerimônias sejam mais agradáveis de um modo geral, principalmente as realizadas durante o dia ou ao ar livre.

A simbologia das flores

As flores também têm um papel importante nos casamentos, e maio é especialmente conhecido pelas flores que simbolizam o amor verdadeiro e a felicidade — dois dos pilares mais importantes de uma união.

A áster, uma das flores de maio mais simbólicas, além de representar o amor verdadeiro, também é uma expressão de lealdade e paciência. Já o cravo tem diferentes significados dependendo da cor, mas em geral, representa amor, admiração e fascínio. A rosa, uma das flores para casamento mais populares, gera exemplares incríveis no mês de maio, que representam valores como o amor, a beleza, a paixão e a gratidão.

Casar em maio pode ser um desafio

Justamente por ser considerado o mês das noivas, casar em maio também pode ser uma tarefa um pouco desafiadora.

Um dos maiores desafios é a alta procura pelos serviços de casamento neste mês, o que pode tornar os preços mais elevados. Além disso, como é um mês de transição climática, pode haver riscos de chuvas repentinas, de céus fechados e dias mais gelados, que podem comprometer a realização de  casamentos ao ar livre.

Por isso, para quem prefere fugir da tradição do mês das noivas, existem várias outras ótimas opções, já que o ano tem outros 11 meses: épocas menos concorridas, como março ou novembro, também têm clima agradável e ameno, além de preços mais acessíveis. Além disso, escolher uma data fora da alta temporada pode garantir maior disponibilidade de fornecedores e locais de casamento.

A importância da tradição do mês das noivas

Com todas as suas vantagens, desvantagens e tradição, o mês de maio continua sendo uma escolha popular para os casamentos. A tradição histórica, a simbologia das flores e o clima agradável são apenas alguns dos motivos que tornam este mês especial para os noivos.

Além disso, o mês das noivas também é uma oportunidade de celebrar o amor e a união, em um momento que ficará para sempre na memória dos casais.

E para criar um casamento incrível e inesquecível, conte com a noivah: confira mais dicas e curiosidades no nosso blog, e descubra produtos da mais alta qualidade no nosso site!

You may also like

Faça um comentário