Cada cultura traz consigo tradições em casamentos únicas. Algumas dessas práticas atravessam séculos e carregam significados profundos sobre amor, união e sorte no matrimônio. A seguir, conheça algumas das tradições mais curiosas e marcantes ao redor do mundo!
Algo azul

A tradição “Something old, something new, something borrowed, something blue” surgiu a partir de um famoso ditado britânico. Ele indica que a noiva deve usar, no dia do casamento, algo velho, herdado de alguém da família como forma de homenagem; algo novo, simbolizando o futuro e boas vibrações; algo emprestado, um item de alguém próximo para trazer sorte; e algo azul, representando simplicidade e pureza.
O azul, historicamente, está associado ao amor, fidelidade e pureza, sendo uma cor tradicionalmente usada em casamentos para representar essas qualidades. Antigamente, a noiva costumava usar uma liga azul ou uma peça íntima para seguir a tradição. Hoje, existem várias formas criativas de incorporar o azul no look do casamento, você pode usar nos sapatos, joias, buquês, enfeites de cabelo e até bordados discretos no vestido. Além disso, pedras preciosas azuis, como safira, topázio e água-marinha, são escolhas populares para simbolizar essa tradição com elegância e sofisticação. Confira algumas inspirações de itens disponíveis no Marketplace Noivah.



Hand-fasting

O Hand-fasting é uma tradição em casamentos considerada o casamento oficial dos antigos celtas. Na Irlanda antiga, utilizava-se esse ritual, onde as mãos dos noivos eram entrelaçadas por um cordão ou fita, simbolizando sua união.
Os antigos celtas acreditavam que essa cerimônia unia não apenas os corpos, mas também as almas dos noivos, garantindo que se encontrariam na eternidade. Além disso, os casais celtas comprometidos uniam suas mãos com um laço um ano antes do casamento, vivendo como se estivessem casados. Após esse período, decidiam se seguiam juntos ou se cada um tomava seu próprio caminho.
Nome das amigas na barra do vestido

Acredita-se que essa tradição surgiu na Turquia, onde os nomes das solteiras eram escritos no solado do sapato da noiva. Dessa forma, o nome que permanecesse legível no fim da festa indicava a próxima a se casar. Hoje, os nomes são pregados na barra do vestido, mantendo o mesmo significado: atrair boa sorte e ajudar as amigas a encontrarem o amor.
Para quem quer aderir à tradição sem comprometer o vestido, existem alternativas como usar fita adesiva com os nomes ou pequenos adesivos removíveis. Outra opção é bordar os nomes com uma costura leve, permitindo que sejam retirados depois.
Troca de vestidos

Na cultura chinesa, é comum a noiva ter pelo menos três vestidos para serem usados ao longo da celebração. Primeiro, há o tradicional qipao ou cheongsam, geralmente vermelho, cor que simboliza sorte na cultura chinesa. Em seguida, a noiva pode trocar por um vestido branco ocidental e, mais tarde, por outro traje festivo.
Esse costume tem se popularizado como tendência no Ocidente, na qual, muitas noivas escolhem vestidos versáteis com partes removíveis, como mangas, capas e saias, que podem complementar diferentes etapas da festa. Um exemplo é o Vestido de Noiva Versátil, que pode ser usado de quatro formas diferentes, adaptando-se para o casamento civil, religioso e a festa. Assim, com versões curtas e longas, e opções com ou sem mangas, ele se torna ideal para diferentes momentos da cerimônia e comemoração. Confira este modelo no Marketplace Noivah!



Casamentos de vários dias

As tradições em casamentos poloneses é que a comemoração costuma estender-se por vários dias, assim, consistindo em uma cerimônia formal, seguida de dias de festa com música, danças, comidas típicas e rituais tradicionais.
Hoje em dia, esse costume também é tendência em vários lugares, onde casais optam por estender a comemoração por um fim de semana inteiro, os Wedding Weekend, por exemplo. Ou ainda, separar os eventos em diferentes datas, como uma cerimônia para o casamento civil, outra para o religioso, outra para a festa e até renovações de votos anuais. Um exemplo recente foi Larissa Manoela, que casou três vezes com o ator André Luiz Frambach, sendo a última cerimônia de renovação de votos realizada em 2024.
Cortando o tronco

O Baumstamm Sägen é uma tradição diferente em casamentos alemãs na qual os recém-casados devem cortar um tronco ao meio após a cerimônia ou ao final da festa. O objetivo é proporcionar a primeira experiência de parceria do casal.
Acima de tudo, serrar um tronco juntos exige sincronia, trabalho em equipe e paciência, simbolizando a importância do companheirismo no casamento. O tronco inteiro representa os desafios e obstáculos da vida a dois e, ao ser dividido ao meio, significa que o casal está pronto para enfrentá-los juntos e construir um futuro compartilhado.
As tradições de casamento ao redor do mundo refletem culturas, valores e crenças que foram se transformando ao longo dos anos. Hoje, podemos nos inspirar em diferentes costumes para criar cerimônias personalizadas, cheias de significado e emoção. Algumas tradições são tão bonitas que podem ser incorporadas ao seu grande dia de maneira especial. Gostou de alguma delas? Incorpore também da sua maneira no seu casamento também!
Precisa de ajuda para organizar um casamento incrível? Conte com os melhores fornecedores em assessoria de eventos no Noivah Guide!
Conteúdo criado com base nas seguintes referências:
- https://polishshirtstore.com/blogs/blog/polish-weddings
- https://www.casamentos.com.br/artigos/uma-coisa-velha-nova-azul-e-uma-coisa-emprestada–c4822
- https://celebreeventos.com/blog/2021/04/28/baumstamm-sagen/
- https://blog.casar.com/tradicao-do-casamento-em-diferentes-culturas/