Conhecida por ser um marco do pedido de casamento, o anel de noivado é uma joia muito linda que simboliza o amor e comprometimento do casal. Mas mesmo sendo muito importante, existem diversos questionamentos sobre essa peça, que também leva muito charme e elegância aos visuais.
E se você possui dúvidas sobre como escolher, a diferença entre o anel e a aliança de casamento, os materiais que ele pode ser feito e em qual mão usar, continue lendo este texto que fizemos especialmente para você!
Qual a diferença entre anel de noivado e aliança de casamento?
Em nosso país, é comum que os cônjuges usem os anéis na mão direita no período de noivado e, durante a cerimônia, troquem para a mão esquerda para simbolizar a união como bem conhecemos, mas vale analisar que isso depende de casal para casal.
De toda forma, quando falamos sobre aliança de casamento e anel de noivado, a principal diferença é que o primeiro é feito em ouro e em formato circular, normalmente mais largo, enquanto o segundo é geralmente é um anel solitário, mais fino, pode ser feita de vários materiais (à escolha do casal) e com uma pedra projetada para fora do aro.
Do que o anel de noivado pode ser feito?
Como comentamos no final do tópico anterior, a dúvida que fica é a respeito dos elementos que podem dar forma ao anel de noivado solitário que vai simbolizar a união no casamento. E antes de entrarmos de fato nas composições, é importante lembrar que a joia é feita para durar, então o mais recomendado é escolher materiais nobres e resistentes.
O mais comum é encontrar anel de noivado de ouro, tendo em vista que ele é valioso, durável, não oxida, é brilhante e muito lindo. Mas é possível encontrar opções de anel de noivado de prata e até mesmo anel de noivado de ouro branco, tudo depende do que você gostar mais já que não existe regra, então você pode escolher a cor que mais te agradar. Apenas tome todos os cuidados necessários no que diz respeito à manutenção que cada um dos componentes.
E já sobre as pedras, existe anel de noivado com diamante (um dos mais comuns), rubi, safira, esmeralda, turquesa, ametista, granada, água-marinha, entre outras. A principal recomendação é: procure uma pedra preciosa natural, pois elas são mais resistentes e têm um brilho único!
6 dicas para escolher o melhor anel de noivado
Após entender melhor sobre o anel de noivado, o questionamento que fica é sobre como escolher. E antes de ler as dicas, não se esqueça que isso muda de casal para casal, então nada melhor do que consultar o seu futuro marido ou esposa antes de comprar.
1. Saiba o que o seu cônjuge gosta
Conhecer a pessoa com quem você vai casar é fundamental, e isso vale para os gostos também, algo que influencia diretamente na escolha do anel. Preste atenção no que ela ou ele fala quando vê a vitrine de uma joalheria; essa é a melhor forma de encontrar o modelo e composição perfeita para o pedido de casamento.
2. Escolha algo que combine com o estilo de vida e gosto pessoal
Pontos como profissão, se a vida é agitada e o que o seu noivo ou noiva gosta faz toda a diferença na escolha. Afinal, dependendo de como for, apostar em algo mais simples ou com mais detalhes é o melhor caminho a se seguir.
Uma dica que pode valer muito aqui é dar uma olhada no tipo de joia que o seu cônjuge usa para definir na hora da escolha, dando preferência por algo que combina com as peças de roupa usadas na rotina diária.
3. Encontre o aro correto do anel
Saber o tamanho do anel pode ser uma luta e tanto, mas lembre-se de que é fundamental para não usar um adorno que fique preso ou solto demais ou até mesmo que nem sirva. É possível aumentar ou diminuir o aro, mas é muito melhor acertar logo de cara, não é mesmo?
Aqui, tome o cuidado de lembrar que os anéis não possuem um mesmo tamanho entre si, ou seja, varia de acordo com o modelo e até mesmo a composição. Então tome o cuidado de perguntar a numeração sem dar muito na cara que o pedido de casamento está vindo, já que normalmente é uma surpresa (bem aguardada, inclusive).
4. Não escolha com base em tendências
Apesar de as tendências ditarem muito sobre o mundo da moda e serem muito impactantes e seguidas, é importante lembrar que isso vem e vai e nem sempre agrada a todos. O mais adequado é encontrar o que a pessoa gosta.
Por outro lado, ao não seguir a onda você consegue encontrar um anel mais personalizado, único e que gera destaque por onde for.
5. Confira a procedência dos materiais
Ao comprar um anel em uma joalheria ou casa de alianças, a qualidade dos materiais, principalmente das pedras, é algo que você deve se atentar.
Esta é uma forma de assegurar que você está pagando por um produto de qualidade, sem cair em pegadinhas ou pagar por um produto que não seja tão resistente quanto foi anunciado na hora da compra. Se necessário, faça uma busca sobre a loja e veja se o histórico é positivo com base na experiência de outros compradores.
6. Compro dois anéis ou só um?
Uma pergunta muito comum diz respeito à quantidade de anéis de noivado que devem ser comprados. Historicamente, o mais comum é que somente a noiva faça uso de um anel e o noivo fique com a aliança de namoro, isso se o casal utilizar.
Mas não tome isso como absoluto; se os dois quiserem usar um anel para simbolizar o noivado, fique à vontade para encontrar o melhor anel que vai representar a união.
Além disso, é possível comprar a aliança de casamento e já começar a usar mesmo no noivado. E se esse for o seu caso, explicaremos melhor como fazer no próximo tópico do texto.
Em qual mão usar o anel?
A última dúvida que fica é sobre em qual dedo usar anel de noivado, e em qual mão também.
Adiantamos desde já que não existe regra, vai do que você gostar mais e preferir. Porém, o mais comum de acordo com uma tradição grega, é fazer o uso do anel no dedo anelar da mão esquerda até o momento da troca de alianças durante a cerimônia.
Caso queira, é possível usar o anel solitário junto da aliança de namoro, no anelar da mão direita.
Agora, se o pedido for feito direto com o par de alianças de ouro, o mais comum é usar na mão direita até o momento da cerimônia, no lugar da aliança de prata.
Vale lembrar também que o anel de noivado não precisa ser usado somente antes da data do casamento. Se você quiser, o anel leva um toque a mais de glamour quando em conjunto com a aliança de ouro, além de combinar com diversas peças de roupa e ficar ótimo em ocasiões especiais.
E se você gostou do conteúdo que trouxemos hoje, que tal compartilhar com uma amiga que está procurando um bom anel de noivado? Não esqueça de acompanhar o nosso blog para mais conteúdos como esse!